A Mobilidade Insustentável
por Rodrigo Dias
No passado dia 5 de Outubro, o SL Benfica defrontou o Paris Saint Germain (PSG) num jogo a contar para a Liga dos Campeões. No entanto, após o confronto, surgiu a notícia de que os parisienses haviam trazido o seu autocarro da equipa para Lisboa. Tudo isto pode parecer bonito, mas na verdade, a equipa do PSG viajou para Portugal de avião, ou seja, o autocarro veio vazio. A desculpa dada pelo clube francês foi que o autocarro estava devidamente equipado para situações hostis e que servia para proteger os jogadores de potenciais perigos. Ora, primeiramente, esta justificação apenas demonstrou que o PSG não tem qualquer conhecimento da realidade do desporto português, mas também mostra a falta de preocupação do clube para com o ambiente e a sustentabilidade. Já em setembro, os parisienses geraram polémica quando o seu treinador Christophe Galtier e a estrela do clube Kylian Mbappe reagiram de forma insultuosa aquando confrontados com o assunto da mobilidade e da sustentabilidade. O jornalista havia perguntado se não seria melhor a equipa deslocar-se de comboio ou autocarro em vez de jatos privados para os jogos nacionais, cujas distâncias eram mais razoáveis. Em resposta, tanto o treinador como o jogador começaram-se a rir, mostrando desprezo pelo tema.Os atos de Galtier e Mbappe não passaram de despercebidos na sociedade francesa. O Ministro das Finanças, Bruno Le Maire, classificou a resposta das figuras do PSG como "inapropriada", enquanto a Presidente da Câmara Municipal de Paris, Anne Hidalgo demonstrou a sua indignação nas redes sociais. Do mesmo clube, surgiu também a notícia de que o astro argentino Lionel Messi realizou 52 voos privados entre Junho e Agosto, emitindo 1,502 toneladas de CO2, o mesmo que um cidadão francês produz ao longo de 150 anos.O clube parisiense pertence a um grupo de investimento do Qatar, ligado ao governo, sendo frequentemente apelidado como "clube do petróleo", devido à sua ligação com um dos principais produtores de petróleo mundiais. O evento em Lisboa foi apenas mais um numa longa lista de situações geradas por grandes empresas, que não demonstram qualquer tipo de consciência ambienta nem esforços para promover uma mobilidade sustentável.No combate às alterações climáticas, a mobilidade sustentável é uma das armas mais eficazes. A dependência do transporte individual pode ser facilmente combatida através da criação de redes de transportes públicos eficientes e acessíveis. Os benefícios sociais, económicos e ambientais que uma boa rede pública de transportes é capaz de criar é inigualável e permite a redução da nossa pegada ecológica. Mas de que o investimento nos transportes públicos, quando os multimilionários produzem 1.500 toneladas de CO2 num mês?O Ministro dos Transportes francês, Clément Beaune, propôs em Agosto, a limitação de voos privados no espaço doméstico, desafiando o resto da Europa para fazer o mesmo. Em Outubro, esta proposta será discutida no Parlamento Europeu. No entanto, empresas como o Paris Saint Germain devem liderar por exemplo e promover a mobilidade verde, não o desperdício e a luxuria, que apenas prejudicam a luta ambiental.